Conheça Ribeirão Preto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É o centro da região que mais se desenvolve no Brasil.

Desenvolvimento com base na diversificação da economia e da qualidade de vida.

 

Nascida em 1856, em uma clareira onde, um século antes os Bandeirantes estiveram de passagem, a cidade ganhou impulso com a lavoura de café, cultivada pelos imigrantes e fertilizada pela terra vermelha - "rossa" para os italianos e "roxa" no linguajar caboclo.

A terra de Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX. Abastecia o mundo inteiro com o que se chamava "ouro verde".

 

A antiga clareira, banhada por dois córregos, logo se transformou em uma importante cidade, ligada ao país por ferrovia, telefonia e rodovias. O desenvolvimento trouxe novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão, a laranja e implantou uma forte agro-indústria.

 

 

Sua historia na tradição do bom chopp iniciou-se em 1911 com a chegada da Companhia Antarctica e em 1914 com a Cervejaria Paulista; em 10 de novembro de 1943 foi fundado por Nicolás Miranda, o PINGUIM, funcionando como Snooker Pinguim e instalado no Quarteirão Paulista, ao lado do Theatro Pedro II; onde permanece até hoje com o chopp mais famoso do país, e é um dos cartões de visita de Ribeirão Preto.

 

A região também constitui-se em um dos principais centros universitários e de pesquisa do estado e do país, com destaque para as áreas médicas em Ribeirão Preto. O setor de pesquisa da USP Ribeirão Preto - referência para todo o país - corresponde a 4% dos trabalhos acadêmicos - reconhecidos internacionalmente - produzidos no Brasil.

Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São 3 milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km .A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira.