A cidade do evento

Conheça Belém do Pará!

Belém, uma capital rica em calor humano Imensa, senhora de si, a cidade convida para um passeio pelas ruas com famosos túneis verdes que fazem Belém ser conhecida como a Cidade das Mangueiras.
Batizada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém é cidade de gente hospitaleira e beleza única. É também porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil. A posição geográfica da capital do Pará no mercado regional indica oportunidade ímpar para negócios. É também saída brasileira para o corredor de integração com as Guianas e o Caribe.
A metrópole conta, atualmente, com cerca de 1,5 milhão de habitantes e completa infra-estrutura turística. Possui verdadeiras mostras de arquitetura setecentista - assinada pelo italiano Antonio Giuseppe Landi - mesclada com o barroco jesuítico do século XVII, que dão um charme peculiar à cidade.
São especialidades da culinária mais típica do Brasil, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e no folclore.

Pontos Turísticos


MERCADO DO VER-O-PESO
mercadodeveropesoVir até a capital paraense e não visitar o Mercado do Ver-ô-peso é o mesmo que não ter passado em Belém, na maior feira livre a céu aberto da América Latina encontra-se de tudo, desde a mais exótica fruta, até os “milagrosos banhos cheirosos” que têm o poder de até fazer com que uma pessoa se apaixone por você. Misticismo ou não, isso faz parte da cultura de quem vive em Belém.
A capital também tem a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que sempre no segundo domingo de outubro reúne mais de dois milhões de pessoas em sintonia com a fé.
 

COMPLEXO FELIZ LUSITÂNIA
mercadodeveropesoO complexo turístico, localizado na região portuária de Belém, com construções que datam do período colonial, atualmente abriga museus, restaurantes e oferece diversas opções de lazer às margens da Baía do Guajará.  Engloba a Igreja de Santo Alexandre, com seus belos jardins externos; o Museu de Arte Sacra, repleto de estátuas e artefatos religiosos que retratam a história regional; o Forte do Presépio e a Casa das 11 Janelas.

 

COMPLEXO TURÍSTICO VER-O-RIO
mercadodeveropesoComidas típicas, shows musicais, cultura e uma exuberante paisagem podem ser apreciados no Complexo Turístico Ver-o-Rio, uma espécie de praça pública, localizada às margens da Baía do Guajará .  O complexo conta com barracas de comidas típicas, bares, um palco, playground, calçadão de pedra portuguesa e um marégrafo - aparelho que mede o nível da maré.

 
MANGAL DAS GARÇAS
mercadodeveropesoPlenamente integrado ao cotidiano da cidade, o Mangal reproduz num espaço naturalístico as diferentes macro-regiões da flora paraense: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. Uma poética síntese do ambiente amazônico no coração urbano. Um exemplo de como se relacionar conscientemente com a natureza. Reunindo idéias de recuperação, pedagogia e lazer, o projeto teve como principal ponto de partida a preservação do Aningal, vegetação nativa predominante na área onde o complexo foi construído.
 
   
JARDIM BOTÂNICO RODRIGUES ALVES
mercadodeveropesoUm pedaço da Floresta Amazônica no meio do centro urbano, o Bosque, idealizado pelo Barão de Marajó, por volta de 1880, é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém.  Possui viveiro de pássaros e animais em extinção, orquidário, aquário e lago que oferece passeio fluvial em canoas.  Além de opção de lazer, hoje, na qualidade de Jardim Botânico da Amazônia, realiza estudos e abriga programas de preservação ambiental de espécies ameaçadas.
 

ILHA DE MOSQUEIRO
mercadodeveropesoBanhada pela baía do Marajó, as praias de Mosqueiro sofrem a influência das marés e, por isso, possuem ondas, mesmo sendo praias de rio.
Os chalés antigos que predominam na orla dão ao lugar um aspecto de bucolismo e tranquilidade que, com o passar dos anos, tornou a ilha um dos princiapis balneários da capital, onde a população sempre está em busca de lazer e contato com a natureza.
Dentre as praias mais conhecidas destacam-se: Areião, Grande, Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baía do Sol. Algumas são bastante urbanizadas e outras permanecem pouco freqüentadas.

 

ICOARACI
mercadodeveropesoSeu nome, em tupi-guarani, quer dizer “frente para o sol”. É conhecida como Vila Sorriso e fica a 18 km do centro de Belém, por via rodoviária.
Icoaraci também é o maior centro produtor de artesanato em cerâmica marajoara e tapajônica – produto que pode ser adquirido dos próprios artesãos ou visto no Museu do Artesanato.
Pode-se encontrar, em Icoaraci, um grande número de obras arquitetônicas, como o Chalé Tavares Cardoso. A vila possui a característica pitoresca de estar nas margens da baía do Guajará e próxima ao centro de Belém.

 

CULINÁRIA:
mercadodeveropesoA comida do Pará tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: Pato no Tucupi, o Tacacá, a Maniçoba, entre outras delícias como o açaí. Há quem diga que o sabor dos peixes e das frutas é realmente diferente. Você voltará sempre ao Pará, se provar sua comida.
A cozinha paraense é considerada como a mais genuína cozinha brasileira por não possuir influências européias ou africanas. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Os pratos típicos utilizam produtos naturais, colhidos das fontes puras encontradas na flora e na fauna amazônicas, sem similar em outro lugar do mundo, sendo essa, uma forte herança deixada pelos índios da região.

mercadodeveropesoCom mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados da cidade de Belém; elas são responsáveis diretas pelo indefinível, requintado e, muitas vezes, exótico sabor das deliciosas sobremesas que enriquecem a mesa paraense.



Dados Geográficos

mercadodeveropesoRelevo: planície
Vegetação: Floresta Amazônica
Principais rios: rio Guamá, rio Amazonas e rio Maguari. Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém. Foi formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.
Temperatura média anual: 25°C
Índice Pluviométrico: 1900 mm (ano)


Curiosidades

• Belém foi a 1ª capital do Brasil a fornecer energia elétrica à sua população.
• Belém foi a primeira capital da Amazônia.
• Belém é considerada a maior cidade na linha do Equador.
• Belém é o principal portão de entrada para a Amazônia.
• Belém está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil.
• A UFPA é a melhor Universidade Pública da região Norte dês de 2005 a 2007 (categorias: Destaque Regional/ As melhores por área de conhecimento = Ciências da Natureza).
• Unama é a melhor universidade privada da região norte, 2007 (Categoria: As melhores por área de conhecimento = Pesquisa Científica)
• O Planetário Sebastião Sodré da Gama é o 1º do Norte e considerado um dos mais modernos do país.
• O CENTUR é o maior centro de debates e manifestações culturais do norte do Brasil.
• O Ver-o-Peso é a maior feira livre da América Latina, é também o símbolo de Belém e sua maior atração turística.
• Corveta Museu Solimões é o primeiro navio-museu do Norte.

O local do evento

Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Com uma área total de 63.000 metros quadrados e 24.000 de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o Hangar é equipado com recursos de alta tecnologia e preparado para receber grandes eventos, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições.
Conceitualmente o Hangar adota a idéia de flexibilidade de uso, com pé-direito monumental, grandes vãos livres e multifuncionalidade. São 12 salas multiusos, mais auditórios e uma área para exposições e feiras com suporte para realização de até dois eventos simultâneos.
Dentre os espaços para eventos destaca-se o auditório de 1.879 metros quadrados, com 2.200 lugares, modulável em até oito espaços com capacidade para 250 pessoas cada. Há ainda mais três auditórios independentes, para 200, 250 e 400 pessoas respectivamente. Toda essa estrutura é dotada de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Recentemente, o Hangar também inaugurou um novo auditório com 236m² com uma ante-sala de 37,25m² e uma área técnica para controle de áudio e vídeo. O novo auditório é equipado com iluminação e sonorização cênica e também poderá ser usado como salas multiuso ou dividido em dois auditórios.

Av. Dr. Freitas, S/N, CEP 66613-902
Tel: 55 (91) 3344.0100 / 55 (91) 3344.0101 / 55 (91) 3344.0102
Belém do Pará - Brasil.
Website: www.hangarcentrodeconvencoes.com.br


Mapa


Exibir mapa ampliado
 fonte: Prefeitura Municipal de Belém e Belémtur